OAB Uberaba participa do ato em defesa da Justiça do Trabalho

Publicado pela assessoria de comunicação em 24/01/2019

Na manhã da última segunda-feira, 21/01/2019, a OAB Uberaba participou do ato em Defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais.

O ato foi organizado pela Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas - AMAT, em parceria com a OAB Uberaba, e contou, ainda, com a participação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região – AMATRA3, do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais – SITRAEMG, da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT. Compareceram ao ato advogados trabalhistas, magistrados do trabalho, servidores da Justiça do Trabalho em Uberaba, bem como representantes do Sind-UTE, SINPRO-MG, SINDPETRO, CUT, STIQUIFAR, STICMU, SINTECT-MG, Sindicato dos Bancários, dentre outros.

De acordo com a Delegada da AMAT e Secretária Geral da OAB Uberaba, Flávia Fachineli, o ato não é político, mas sim técnico, visando a esclarecer à sociedade a importância da Justiça do Trabalho, bem como a desmistificar inverdades sobre a instituição. Para tanto, foi distribuída "Carta à Sociedade Brasileira" com informações sobre a Justiça do Trabalho.

O juiz Henrique Alves Vilela, titular da 2ª Vara do Trabalho e membro do Conselho de Disciplina Ética e Prerrogativas da Associação dos Magistrados do Trabalho da 3ª Região (Amatra3), evidenciou a necessidade da existência de uma Justiça Especializada para a solução de conflitos entre trabalhadores e empregados.

Também em defesa da instituição discursaram Liliam De Oliveira Lyrio Stabille, servidora do TRT3 e representante do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais; o advogado e historiador Guido Bilharinho; e o advogado Adriano Espíndola Cavalheiro.

O Presidente da OAB Uberaba, Eduardo Azank, ressaltou que a OAB está vigilante quanto à suposta intenção de extinção da Justiça do Trabalho. Aduziu que a OAB é defensora da Justiça do Trabalho e, inclusive, defende a manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas.

Em Minas Gerais o ato também foi realizado nas cidades de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, João Monlevade, Muriaé, Patos de Minas, Pouso Alegre, Uberlândia e Varginha.