Audiência Pública reúne mais de 350 pessoas para discutir a Reforma da Previdência

Publicado pela assessoria de comunicação em 07/03/2017

Mais de 350 pessoas estiveram presentes na Audiência Pública para discutir a Reforma da Previdência, que aconteceu na última segunda-feira, 6. Evento foi realizado pela OAB/Uberaba em parceria com o SINTSPREV – Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social, SINDSAUDE/MG – Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde de MG, SindUTE/MG – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de MG, SINDFISCO/MG – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais , SSPMU – Sindicato dos Servidores Municipais de Uberaba, SINDAE – Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto de Uberaba, SINDEMU – Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba, SINDBAN – Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região, SINDOMOTO – Sindicato dos Mototaxistas, Motofrete e Motoboy de Uberaba e Região, SINDICOMERCIÁRIOS – Sindicato dos Empregados do Comércio de Uberaba, SINTECT – Sindicato dos Trabalhadores na, ECT - Empresa de Correios e Telégrafos, STICMU – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e Mobiliário de Uberaba, SINVUBER – Sindicato dos Vigilantes de Uberaba e Região, STR-Uberaba – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uberaba, SAAE-URA – Sindicato dos auxiliares de Administração Escolar de Uberaba e Região, STIQUIFAR – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região, STTUR – Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Uberaba e Região, SindEletro-MG – Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais, SindiSaúde - Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais e Casas de Saúde de Uberaba, SinproMinas – Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, CUT – Central Única dos Trabalhadores, CTB - Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CSP- CONLUTAS – Central Sindical e Popular, UGT – União Geral dos Trabalhadores, FORÇA SINDICAL e MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

Além dos diretores de várias entidades de Uberaba e região, estiveram presentes os vereadores Franco Cartafina, Luiz Dutra e Rubério dos Santos, o representante do prefeito municipal, secretário Wellington Gaia, o deputado estadual Antonio Lerin e o deputado federal, Adelmo Carneiro Leão.

Durante a Audiência Pública, que durou cerca de 3 horas, os presentes puderam ouvir as palestras do advogado Rafael da Silva, membro do Instituto de Estudos Previdenciários – IEPREV, do Secretário Geral da CUT/MG, Jairo Nogueira, da advogada, Patrícia Teodora, conselheira da OAB/Uberaba e membro da Comissão Direito Previdenciário e do advogado Douglas Faria, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/Uberaba. Após as palestras, 20 pessoas inscritas anteriormente puderam se manifestar sobre o tema.

O presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, explica que os motivos que levaram as entidades à realização da Audiência Pública são os argumentos lançados pelo Governo Federal para justificar uma reforma profunda e prejudicial aos direitos já adquiridos, que não se mostraram verossímeis, já que os números levantados pelo Conselho Federal da OAB apontam outra realidade. “A maior justificativa para se fazer essa reforma é o déficit da Previdência. Baseados em números, nós entendemos que esse déficit não existe. O objetivo principal dessa Audiência pública é mostrar o retrocesso nos direitos sociais e desvendar as inverdades que o Governo Federal tem falado a respeito da reforma da Previdência”, justificou Vicente Flávio.

O próximo passo é fazer um apontamento dos dados discutidos, que serão encaminhados, em alguns dias, ao Conselho Federal da OAB e aos deputados da região.

“Essa Audiência Pública serviu para unir ainda mais as entidades em Uberaba. Seus diretores e dirigentes perceberam a importância de outras manifestações. Acreditamos que, de agora em diante, teremos dezenas de instituições que possuem em seus representantes o poder de disseminar as informações sobre os malefícios da reforma da Previdência. Nosso balanço é altamente positivo e estamos prontos para outras mobilizações”, finalizou Vicente Flávio Macedo Ribeiro.