OAB/MG emite nota de repúdio ao estupro coletivo no RJ

Publicado pela assessoria de comunicação em 27/05/2016

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais e a Comissão da Mulher Advogada da OAB/MG repudiam o estupro coletivo praticado por cerca de 30 homens contra a adolescente no Rio de Janeiro. Somada à barbárie e crueldade imposta a vitima, os criminosos ainda expandiram a atrocidade ao publicar nas redes sociais o conteúdo da injustificável e covarde atitude.

Casos de intolerância e violência contra a mulher não podem - em hipótese alguma - passarem impunes, sob pena de termos que conviver com crimes brutais e desumanos, com a sensação de impunidade e injustiça. Temos que combater e transformar a cultura de banalização da violência à mulher, onde se atribui à vítima a culpa de bárbaros episódios.

A OAB/MG, parceira de importantes programas de combate à violência contra a mulher como o Justiça Pela Paz em Casa, iniciativa da ministra do STF, Cármen Lúcia, não descansará enquanto os culpados não forem identificados e punidos. A igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens é pressuposto de uma sociedade justa e verdadeiramente democrática.

Antônio Fabrício Gonçalves, presidente OAB/MG

Helena Delamonica, vice-presidente da OAB/MG e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal

Cláudia Franco, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/MG