OAB/Uberaba se manifesta sobre as propostas do GGIM em defesa da segurança pública na cidade

Publicado pela assessoria de comunicação em 25/02/2016

Presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, comunicou o apoio da entidade às medidas tomadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM, formado por todos os Órgãos e Instituições  que compõe a Defesa Social, como as Polícias Militar, Civil e Federal, Ministério Público Estadual e Federal, Judiciário, Sistema Penitenciário, Sedest e Corpo de Bombeiros, para atuar em defesa da segurança pública na cidade.

A notícia da última terça-feira, 23, extraída da reuniãodo GGIM no  Fórum Melo Viana, foi acompanhada da  preocupação das autoridades locais em relação à defasagem das Forças de Segurança ocorrida nos últimos 20 anos. Segundo o Prefeito Paulo Piau, que comandou a reunião, Uberaba chegou a ter mais de 800 policiais militares, mas hoje conta com a metade.

O diagnóstico apresentado pelo o secretário geral do GGIM, Emanuel Kappel, comprovou o déficit de pessoal das Polícias em Uberaba, se  comparado com outras cidades de forma proporcional, o que desperta a necessidade de recompor o quadro.

Vicente Flávio Macedo Ribeiro ressalta que esse planejamento estratégico a longo prazo é o que realmente precisa ser feito. “Os atos dos agentes públicos devem ser praticados com olhar no horizonte e definição de planos estratégicos de ações voltadas para cada área. Não se tem notícias dessas condições na área, pois o Estado e União, responsáveis pela segurança pública, estão abandonando os municípios com o problema da criminalidade e outros dela decorrentes.   Ao que parece, o município de Uberaba saiu na frente e está disposto a contribuir em área estranha à sua competência, por meio de com incremento de pessoal e equipamentos na Guarda Municipal.  Ganhamos todos”, pontuou o presidente da OAB/Uberaba.