Fale conosco
Na tarde de ontem (23) advogados atuantes na área do direito de família estiveram presentes no salão nobre da OAB/Uberaba, a convite da entidade, do Ministério Público e do Poder Judiciário, para conhecerem o Projeto de Implantação das Oficinas de Parentalidade na Comarca de Uberaba: um programa educacional e preventivo com o objetivo de diminuir os conflitos familiares e a repetição de processos judiciais. O projeto foi apresentado pela 8ª Promotora de Justiça de Uberaba, Dra. Miralda Dias Dourado de Lavor.
Para o presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, em razão do congestionamento de processos judiciais em todos os fóruns do País, outras práticas vão surgindo como forma de conciliação de conflitos, dentre elas a mediação, arbitragem, centrais de conciliações cíveis, de execução fiscal e de família. E a novidade que chegou à Uberaba, nessa linha, é a Oficina de Parentalidade, onde são tratadas práticas de solução de desarmonia entre familiares, o que merece nossa atenção pela eficiência que o projeto demonstra em seu objetivo. “Trata-se de importante instrumento pacificador, para demonstrar o quanto o relacionamento e a criação dos filhos podem ser afetados em razão dos desentendimentos próprios das separações, investigação de paternidade, Lei Maria da Penha, enfim das brigas de relacionamentos”, disse o presidente.
De acordo com a 8ª Promotora de Justiça de Uberaba, Dra. Miralda Dias Dourado de Lavor, a primeira Oficina de Parentalidade acontecerá no próximo mês de novembro e as famílias que desejam participar já estão sendo cadastradas.