icone whatsapp

Fale conosco

Colégio de Dirigentes da OAB/MG no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba reúne representantes de 25 subseções

Publicado pela assessoria de comunicação em 12/05/2017

A seccional mineira reuniu mais de 100 presidentes, diretores e conselheiros de 25 subseções no primeiro Colégio de Dirigentes das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba realizado, nesta sexta-feira (12/5), na sede da Ordem de Patos de Minas. “Regionalizar para unir e igualar. Não existe OAB de Belo Horizonte, existe OAB de Minas Gerais” afirmou o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves, na abertura do evento. 

O anfitrião e presidente da subseção de Patos de Minas, Cristiano Correa Nunes, disse que se orgulha de fazer parte deste momento histórico. “A regionalização não é mais um projeto, é uma realidade que acontece, agora, no interior do estado”, ressaltou.   

O vice-presidente do Conselho Federal, Luís Cláudio Chaves, trouxe o apoio integral do OAB nacional, em nome do presidente Cláudio Lamachia, para todas as ações de defesa das prerrogativas e de valorização da advocacia no que for demandada pela Ordem de Minas. “Viemos ouvir os anseios da advocacia desta importante região de Minas Gerais e fazer parcerias para a revitalização das salas dos advogados contribuindo para fortalecer a atuação dos profissionais do interior do estado”, afirmou Luís Cláudio.

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, natural de Patos de Minas e com atuação nas áreas penal e tributária, fez a palestra Um Panorama das Prerrogativas no Cenário Nacional. “Estamos vivendo um momento punitivo. As garantias constitucionais e de defesa não são consideradas. Perdemos a oportunidade de sermos ouvidos. A discussão do combate à corrupção está promovendo um esgarçamento da democracia e os direitos dos cidadãos e o trabalho de defesa do advogado do processo estão sendo retirados”, apontou Kakay. 

Antônio Fabrício encerrou os trabalhos, da parte da manhã do evento, relatando o trabalho realizado pela seccional dentro dos princípios norteadores da gestão: defesa das prerrogativas; investimento na educação continuada; infra estrutura moderna e adequada ao exercicio da advocacia e regionalização dos serviços e ações da Ordem. 

Homenagem 

No início da tarde, foi feita uma homenagem ao advogado Wilton Dante Pereira, falecido no último domingo (7/5). Com atuação nas áreas cível e criminal, foi um dos idealizadores da instalação da subseção de Coromandel, da qual foi presidente por três mandatos trabalhando sempre na defesa e união da classe. 

Os diretores da seccional mineira fizeram uma explanação detalhada das atividades e dos números da gestão. Foi franquiada a palavras aos dirigentes e depois todos tiveram a oportunidade de participar do gabinete itinerante, momento em que os dirigentes do interior podem se reunir com os diretores seccionais para tratar de assuntos e demandas locais.

Comenda Dr. Joseph Borges de Queiroz

Antônio Carlos de Almeida Castro e Ricardo Souto foram agraciados com a comenda Dr. Joseph Borges de Queiroz instituída pela subseção da OAB de Patos de Minas. A honraria é concedida aos advogados que se destacaram na profissão, que defendem a ordem jurídica do estado democrático de direito, na defesa das prerrogativas e no exercício digno da advocacia perante a sociedade. 

Subseções que participaram do encontro

Araguari, Araxá, Campina Verde, Campos Altos, Canápolis, Carmo do Paranaíba, Conceição das Alagoas, Coromandel, Ibiá, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patos de Minas, Patrocínio, Prata, Sacramento, Santa Vitória, São Gotardo, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia.