icone whatsapp

Fale conosco

14 de março é Dia Nacional dos Animais

Publicado pela assessoria de comunicação em 14/03/2017

Neste dia 14 de março, comemora-se o Dia Nacional dos Animais e esse é um momento para repensarmos nossas atitudes em relação aos animais sejam eles domésticos ou selvagens. Grande parte da população ainda os vê como seres de servidão para homem, porem protetores, Ongs e ativistas tem lutado para mudar este cenário. Estamos plantando a semente que cedo ou tarde germinara, assim como em tantos outros movimentos que ocorreram ao longo dos séculos.


As Leis de Proteção aos Animais precisam ser reformadas para que sejam inseridas penas mais efetivas aos transgressores e, além disso, precisam ser divulgadas e sua aplicabilidade fiscalizada.


A maior ferramenta que o Ativismo Animal dispõe ainda é o trabalho de conscientização feito através de redes sociais. 
De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maus tratos entende-se: bater, deixar sem alimentos, água e abrigo, deixar preso, negar assistência veterinária , abandonar animais domésticos, manter em cativeiro animais selvagens, obrigar animais a trabalho excessivo, matar, etc. 


 As redes sociais cada vez mais buscam conscientizar sobre o uso de produtos Cruelty Free, que são aqueles que não utilizam animais para testes e nem mesmo produtos de origem animal em sua composição. Alimentação também tem sido um ponto bastante importante já que grande da população Mundial já aderiu a dieta vegetariana (sem qualquer tipo de carnes ou derivados tais como ovos e leite.)


“Todos os argumentos para provar a superioridade do Homem não podem quebrar essa dura realidade: no sofrimento , os animais são nossos iguais.” Peter Singer

OAB/Uberaba – Comissão de Direito dos Animais