Inscrições para a capacitação em PJe terminam nesta quinta-feira, 21

Publicado pela assessoria de comunicação em 18/01/2016

Advogados serão capacitados a utilizar o Processo Judicial Eletrônico - PJe em Uberaba entre os dias 15 e 26 e fevereiro por meio de cursos oferecidos pelo TJMG. As vagas para capacitação serão distribuídas proporcionalmente entre os escritórios de advocacia e advogados dos municípios que integram a comarca. Serão 17 turmas com carga horária de 6 horas divididas em dois dias de curso.

Os candidatos devem ter, obrigatoriamente, conhecimento básico de microinformática e facilidade para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos para os demais advogados. Ao final do curso, os participantes receberão certificado emitido pela EJEF (Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes). As inscrições para seleção deverão ser feitas na sede da OAB Uberaba (na Avenida Maranhão, 1460 – Mercês) até o dia 21 de janeiro. Os cursos serão realizados no Fórum Melo Viana. As vagas são limitadas e os cursos são gratuitos.

O PJe - O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário.

O objetivo principal é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.

A utilização do sistema exige a certificação digital de advogados, magistrados, servidores ou partes que precisarem atuar nos novos processos.

O PJe será implantado na Justiça Estadual no dia 29 de fevereiro, inicialmente nas Varas Cível, Fazenda Pública e de Família.