I Conferência das Advogadas de Minas Gerais acontece nos dias 24 e 25 de setembro

Publicado pela assessoria de comunicação em 22/09/2015

Acontece nos dias 24 e 25 de setembro, em Belo Horizonte, a I Conferência das Advogadas de Minas Gerais. O evento, terá a presença dos presidentes: Marcus Vinicius Furtado Coelho (OAB Federal), Luís Cláudio Chaves (OAB/MG); da secretária-geral da OAB/MG, Helena Delamonica; e do ex-presidente da OAB Federal, Cézar Britto. Inscrições podem ser feitas no linkhttp://www.oabmg.org.br/evento/sites/336/27.

A Palestra Magna será proferida pela vice-presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. A diretora da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG, Silvana Lobo, profere a palestra: Considerações Técnicas de Audiência de Custódia. O advogado Marcelo Leonardo, ex-presidente seccional, fala sobre delação premiada.

O novo Código de Processo Civil é tema da palestra do professor Ronaldo Brêtas. A participação da mulher na política será apresentada pela advogada eleitoral, Luciana Nepomuceno. A diretora da Câmara de Comércio Brasil – Portugal, Dulce Nascimento, discorre sobre Mediação e o novo CPC.

Também participam da I Conferência da Mulher Advogada, a desembargadora auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Márcia Maria Milanêz; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/MG, Valquíria Valadão; e o diretor tesoureiro da OAB Federal, Antônio Oneildo. A abertura solene está a cargo da Orquestra de Câmara da Polícia Militar de Minas Gerais.

Movimento Mais Mulheres na OAB

Durante o evento, serão lançados na seccional mineira, o Movimento Mais Mulheres na OAB (de autoria da advogada Florany Mota, da Comissão Nacional da Mulher Advogada) e o Plano de Valorização da Mulher Advogada, da Comissão Nacional. As iniciativas têm o objetivo de valorizar e incentivar a participação feminina na Ordem dos Advogados do Brasil.

Em todo o país, cerca de 880 mil profissionais integram os quadros da OAB. A participação feminina equivale a 46% dos inscritos. Em Minas Gerais, dos 96.754 inscritos, 43.955 são mulheres. Talk show, com a participação de representantes das seccionais e subseções será realizado para discutir o assunto.

Para a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Federal, Helena Delamonica, apesar da paridade na proporção de inscritos, nos cargos de diretoria a presença feminina precisa aumentar. “Uma grande vitória foi obtida recentemente no Conselho Federal: as chapas das próximas eleições devem ser compostas por, no mínimo, 30% de mulheres”, enaltece Helena.

Lançamento de livros

- Mulheres que Ousam Escolher, Cézar Britto (ex-presidente do Conselho Federal da OAB)

- Misteriosamente, Poemas e Canções, Eduarda Mourão (vice-presidente da OAB Piauí)

I Conferência das Advogadas de Minas Gerais