icone whatsapp

Fale conosco

8ª edição do Congresso de Direito Processual em Uberaba foi um sucesso

Publicado pela assessoria de comunicação em 22/09/2014

Com a intenção de difundir e debater o conhecimento jurídico e processual e também de perpetuar a Escola de Direito Processual do Triângulo Mineiro na história da cultura jurídica mundial e elevar o nome de Minas Gerais, de Uberaba e de toda região neste cenário internacional, aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Cultura José Maria Barra, o Congresso de Direito Processual em Uberaba, destinado a advogados, profissionais e estagiários de Direito. 


Em sua oitava edição, o Congresso de Direito Processual em Uberaba, que foi uma realização do IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais e do CEPAJ – Centro de Estudos e Promoção ao Acesso à Justiça em parceria com a OAB/Uberaba, contou com 28 palestrantes que abordaram temas atuais sem deixar de abordar o Novo Código de Processo Civil.

“O Congresso foi maravilhoso. Tivemos 800 congressistas, 28 palestrantes, sendo três do exterior: um da Argentina, um da Colômbia e uma do Chile. Efetivamente, pelas matizes que temos aqui em termos de processo, é hoje o maior congresso de Direito Processual do Brasil. Para nós é uma grande satisfação ter em Uberaba em um só momento diversos doutrinadores que em nenhum momento encontraríamos no Brasil. Os temas foram atualíssimos. Estamos à beira de um novo código de processo civil e todos os palestrantes fazem observações sobre este novo texto”, destacou Aparecido João D’Amico, vice-presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais – Subseção Uberaba.

Para o presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, o Congresso foi muito prestigiado, haja vista a quantidade de advogados e acadêmicos que estiveram no teatro do Sesi para acompanhar as palestras, como também pela qualidade dos palestrantes. “O grande tema envolvido foi, sem dúvida alguma, o novo Código de Processo Civil”, que está aí tramitando no Congresso e que esperamos que seja aprovado e sancionado até o final do ano pela presidente Dilma. Estamos extremamente satisfeitos em relação ao sucesso deste evento e já estamos pensando na nona edição”, finalizou Vicente Flávio.

HOMENAGENS - Dentro da programação do 8º Congresso de Direito Processual, aconteceu a cerimônia de entrega da “Comenda Professor Edson Prata”. A honraria, tem como objetivo perpetuar o nome do advogado e professor, além de homenagear nomes do cenário jurídico que colaboraram e ainda colaboram na formação do conhecimento do Direito. Foram homenageados os advogados Sérgio Murilo Braga, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG) e Leo Trida Sene, professor da Universidade de Uberaba e autor de vários livros de Direito. Também foi agraciado com a honraria, o presidente do foro da comarca uberabense, o juiz Fabiano Rubinger de Queiroz. Também recebeu uma homenagem especial o Dr. José Anchieta da Silva, advogado, mestre em Direito Comercial.