Fale conosco
O Projeto Cine Cultura apresenta, neste sábado (07), o longa “Caçadores de Obras Primas”, um filme dirigido pelo astro George Clooney.
O avanço de Hitler na Europa, na década de 1940, não se resumiu em conquistas de territórios para por em prática a teoria do espaço vital (Lebensraum), mas alcançou níveis até então impensados. É o que acontece quando o fuher, ordena, juntamente com as invasões, o saque de obras de arte de importância singular para história da humanidade. Para impedir este plano megalomaníaco, um grupo de especialistas em arte, que contava com historiadores, arquitetos e curadores de museu, se organiza para recuperar pinturas e esculturas de Michelangelo, Picasso, Rembrandt, Da Vinci, entre outros. Mais do que o valor artístico de cada obra, estes “soldados”, comandados por Frank Stokes (George Clooney), estão a contribuir para a preservação de elementos importantes para a memória histórica de nossa civilização. Esta é a história real que a película Caçadores de Obras-Primas (The Monument Men) nos mostra. “Os Caçadores” é dirigido por Clooney, com base no livro de Robert M. Edsel e Bret Witter e conta com elenco primoroso em excelentes atuações. Em tempos de “cultura industrial descartável” o filme é ponto de partida para reflexões não apenas a respeito da arte, mas de nossa postura enquanto sujeitos históricos.
O moderador desta edição do projeto será Cristian Vicente Rodrigues, licenciado em História pela UNIUBE. Especialista em Cultura Afro brasileira pela FIJ, Mestre em História Social pela UFU. Professor efetivo da Escola Estadual Minas Gerais, Professor Supervisor do PIBID e Tutor da Faculdade ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil.
O Cine Cultura é uma realização da OAB/Uberaba, com organização de André Luís Oliveira e Maria dos Anjos Pereira Rodrigues e apoio da AGB/Uberaba, Centro Cultural da UFTM, Instituto Triangulino de Cultura, FAZU e Sociedade Salamandra.
A exibição acontece a partir das 19h30 no Salão Nobre da OAB/Uberaba, na Rua Lauro Borges, 82, Centro e a entrada é franca.